117 Graças ao SENHOR que é bom!

 


Leitura Bíblica

“Deem graças ao SENHOR porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.” (Salmos‬ 107.1‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Olhem só! Ontem fiquei procurando na Bíblia razões e motivos para louvar a Deus. O texto de ontem lista alguns, e hoje Deus me presenteia com esse salmo.

Ele me diz: deixe de tolices! Você quer encontrar motivos para louvar a Deus? Aqui está! Ele é bom! E seu amor dura para sempre!

Isso não é espetacular? Eu fiquei lendo o salmo e pensando o quanto fui bobo em “perder tempo” procurando motivos e razões.

Foi bom. Meditei e aprendi mais sobre a Palavra. Mas hoje vem a simplicidade, o motivo real e direto: Ele é bom e seu amor é eterno!

Mesmo que tudo pareça estar “indo para o brejo”, mesmo que tudo pareça estar “dando errado”, tenho que me lembrar sempre: Ele é bom! Ele me ama e quer o meu bem.

Mas o que significa dizer que ele é bom? A bondade de Deus caminha junto com todas as outras características de Deus. Incluindo a sua justiça. Deus não é bom numa hora, e justo noutra, misericordioso noutra. Deus é Deus. Essas são características que a Bíblia nos conta sobre ele.

As coisas ficam complicadas quando nós tentamos explicar as coisas de Deus. Alguns filósofos já usaram a bondade de Deus contra Deus. Afinal se Deus é bom, por que ele permite o mal? Um Deus bom não deveria permitir o mal, segundo tais filósofos.

Faz sentido isso? Faria se Deus fosse bom e tirano também. Se Deus fosse bom e não tivesse nos dado a capacidade de escolher. Vejam: essa liberdade só causa problemas para Deus, se ela não existisse, Deus não precisaria usar de sua justiça. Nós seríamos fantoches, robôs programados a fazer apenas o que Deus mandou. Mas, Deus não é tirano, porque a bondade não permite tirania, a bondade não permite discriminação ou subserviência.

Deus é bom. Ele deseja que o amemos de todo nosso coração e com todo o nosso ser, mas por nossa livre vontade, não de forma automática, não como um fantoche. Isso é mais uma faceta da bondade divina.

E essa bondade é eterna. Ela nos acompanhará por toda nossa vida e após, quando nos reunirmos na glória eterna junto ao Pai. Essa certeza nos motiva e nos move.

Deus ama você. Por isso dê graças e louve a todo momento!


Oremos:

Pai, te louvo e dou graças.

Tua bondade nos permitiu caminhar por nossas próprias pernas.

Tua bondade nos permite errar e nos dá autonomia.

Pai, tu não criaste autômatos, seres vazios de vontade, que seguem uma programação fixa.

Tua bondade infinita permitiu a criatura feita à tua imagem e semelhança ser agraciada com a liberdade de decidir e escolher seus próprios caminhos.

Pai, quantos problemas isso tem causado!

Quantas decepções nós te causamos por tua infinita bondade?

Perdoa-nos e transforma nosso espírito. Torna-nos mais dóceis aos teus ensinamentos. Dá-nos sabedoria para utilizar a liberdade que temos com decisões acertadas. Orienta-nos com tua mão pelo caminho correto.

Pai, quando vacilarmos, vem nos sustentar, sejas nossa fortaleza e nosso refúgio.

Protege nosso caminhar.

Isso te pedimos em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.