115 Medo do juízo de Deus?


Leitura Bíblica

“Cantem ao SENHOR um novo cântico, pois ele fez coisas maravilhosas; a sua mão direita e o seu braço santo lhe deram a vitória!” (Salmos‬ 98.1‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“cantem diante do SENHOR, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com retidão.” (Salmos‬ 98.9‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Ontem Deus me presenteou com um salmo de júbilo. O salmista alegre exorta todos a cantarem e louvarem ao SENHOR, pois ele fez coisas maravilhosas.

Um fato que chama minha atenção neste e em outros salmos é a forma como era esperado e ansiado o julgamento divino. Será que a certeza da absolvição era tanta para se pedir o julgamento de Deus e sua justiça?

Hoje nós temos medo da justiça de Deus. Quantos de nós aguardamos ansiosamente pelo dia do juízo? Quem aqui está tranquilo? Esse medo da justiça divina me deixou pensativo durante o dia de ontem. O que aconteceu de tão errado nesses anos para que a confiança na justiça de Deus se transformasse em medo?

Afinal, por que tememos tanto a morte? Por que temos tanto medo do juízo final? Do dia que nos encontraremos triunfantes com Deus? Que culpa é essa que carregamos, que fardo pesado é esse no meu coração que me impede de viver com essa liberdade dos salmistas que esperavam e confiavam no julgamento de Deus?

Investigando as Escrituras, encontrei no livro de Isaías algumas pistas:

“Ouçam, ó céus! Escute, ó terra! Pois o SENHOR falou: “Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim.” (Isaías‬ 1.2)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Ah, nação pecadora, povo carregado de iniquidade! Raça de malfeitores, filhos dados à corrupção! Abandonaram o SENHOR, desprezaram o Santo de Israel e o rejeitaram.” (Isaías‬ 1.4‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Os olhos do arrogante serão humilhados e o orgulho dos homens será abatido; somente o SENHOR será exaltado naquele dia.” (Isaías‬ 2.11)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Parem de confiar no homem, cuja vida não passa de um sopro em suas narinas. Que valor ele tem?” (Isaías‬ 2.22)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

​De fato, nos tempos de Isaías “a maionese havia desandado”. Ali, a situação não estava nada boa para o lado do povo e, Deus, mais uma vez, age no tempo e na história. Ele preserva seu povo e seu plano de salvação, mas não deixa de corrigir os rumos nem de alertar a todos que o caminho que estava sendo trilhado não levaria a lugar nenhum.

Os alertas de Isaías e dos profetas dos tempos dos reis de Israel e Judá, além do exílio, mostram que a situação do povo com Deus não era mais uma situação agradável, e que o julgamento não seria mais tão favorável. Talvez daí venha nosso medo. Talvez daí venha o medo que ainda temos da justiça de Deus.

Se observarmos o início do sacerdócio de Jesus também temos muitas críticas aos religiosos da época, principalmente ao modo como os ritos e a religiosidade tomou o lugar da verdade do amor de Deus. 

Há alguns dias eu me deparei com um trecho da carta de João:

“Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada. E este é o seu mandamento: Que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.” (1 João‬ 3.21-23) ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

E é exatamente isso. Nosso coração é a fonte do medo da justiça de Deus. Jesus já veio e nos redimiu. Os tempos de Isaías estão no passado, o medo em nosso coração não deve ser mais realidade. Ele já nos redimiu. Veja o que Jesus disse sobre o tempo vindouro, sobre o dia do juízo:

“Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer e estar em pé diante do Filho do homem”.” (Lucas‬ 21.36)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá. É perseverando que vocês obterão a vida.” (Lucas‬ 21.18-19)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês”.” (Lucas‬ 21.28)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Assim também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que o Reino de Deus está próximo.” (Lucas‬ 21.31)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

​​Aí está. Como cristãos, podemos e devemos ansiar pela justiça divina. Não precisamos ter medo nem nos afastar dela. Não precisamos temer a mão de Deus. Ela é pesada sim, mas ela traz vida para aqueles que nele creem. Jesus diz que devemos nos levantar e erguer a cabeça, pois nossa redenção está próxima. Sim, devemos nos levantar, cantar diante do Senhor, porque ele vem; ele julgará o mundo com justiça e os povos, com retidão. E nós não tememos a justiça do Senhor, pois já somos redimidos. 

Sigamos atentos, amando a Deus e ao nosso próximo com todo nosso ser e todo nosso esforço. Deixemos a carga do medo da justiça divina para trás. Sigamos livres desse medo cumprindo com o propósito de Deus para nossa vida.


Oremos:

Pai, obrigado pelo aprendizado de hoje.

Obrigado por permitir e me dar o tempo necessário para estudar as Escrituras.

Obrigado por permitir que eu tenha tempo para conviver mais intimamente contigo.

Pai, tu bem sabes que tenho tanto a agradecer e tão pouco pra pedir. 

Eu te agradeço enormemente por tudo que tem proporcionado em minha vida. E te peço o pouco que ainda acho que preciso. Se for de tua vontade e no teu tempo seja atendido. 

Confio em tua providência, Pai. Que tua sabedoria, que nem ouso compreender, dirija minha vida. Dá-me discernimento nos projetos profissionais que estou envolvido, abençoa meus filhos nos estudos.

Olha para minha mãe: que tudo fique bem.

Cura nosso corpo, o meu e principalmente o de minha esposa. Ameniza as dores da fibromialgia. Ajuda-nos com o equilíbrio financeiro que precisamos. 

Isso tudo, Pai, te apresentamos em nome de teu filho, nosso salvador, Jesus.

Amém.

  


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.