106 O que significa: “Não se preocupem com sua própria vida”?


 

Leitura Bíblica

“Portanto eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?” (Mateus‬ 6.25‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Ontem dormi pensando nesse trecho do evangelho. “A ode à preguiça” – era como eu chamava nos meus tempos de cético.

Imagine uma pessoa que já não gosta de trabalhar esbarrar nesse texto? Uma delícia! O próprio Jesus está falando (no meu entendimento limitado) que não é para ele não fazer nada ou “ficar de boa”.

Esse sempre foi um dos trechos do evangelho que mais chamou minha atenção. Afinal, o que Deus está tentando me falar, e eu, com essa cabeça pequenininha, não consigo entender?

A primeira coisa que precisei abolir foi qualquer possibilidade de que Deus apoia ou vê com bons olhos a preguiça. Isso fica claro ao estudar Provérbios, o livro de Neemias e assim por diante. Preguiça e acomodação não são com Deus.

Se não é isso, o que pode ser? Passei a meditar sobre as analogias. Ele utiliza os pássaros:

“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”

(Mateus‬ 6.26-27‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Por que os pássaros e não os lagartos? Os pássaros não param, são agitados. Para mim, é mais uma imagem que afasta a ideia de preguiça. Mas nessa parte do texto veio a primeira pista, a palavra “preocupe”.

Talvez – e digo talvez porque não há a menor possibilidade de saber o que Deus pensa ou imagina – essa passagem esteja aí para nos mostrar outro aspecto. Não com respeito ao trabalho, mas sim com relação à preocupação, à ansiedade.

““Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.” (Mateus‬ 6.28-29‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Uma planta! Nem sair do lugar ela sai.

“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.” (Mateus‬ 6.31-32‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Aqui tem uma parte que sempre me tocou muito: “...o Pai celestial sabe que vocês precisam delas...”, só tem um problema: ele também sabe quando. E o quando dele é diferente do nosso na grande maioria das vezes. E isso nos frustra. Causa dúvidas. Às vezes, isso enfraquece a nossa fé. E nos entristece. E nos preocupa. E traz ansiedade. E quando vamos ver, já estamos presos de novo numa armadilha sem fim.

Ao fortalecermos nossa fé, passamos a ter certeza de que “...o Pai celestial sabe que vocês precisam delas...”, e esperamos o tempo que for necessário. Sem preocupações e sem ansiedades. Continuamos nossa caminhada e nosso trabalho.

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.” (Mateus‬ 6.33)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Aqui minhas dúvidas se encerram. Deus diz: “busquem em primeiro lugar...”, busquem, movam-se, trabalhem, sem o peso da ansiedade ou das preocupações, sem dúvidas ou incertezas, sem medos. Caminhem, avancem.

“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus‬ 6.34)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

E a cereja do bolo. Esse versículo é excelente. Ele diz: você NÃO TEM COMO SABER O QUE VAI ACONTECER AMANHÃ. Isso é negado a você. Não existe mágica, crendice, rito, ritual, amuleto, nada que diga como será o amanhã.

O SEU AMANHÃ depende de DEUS e do SEU TRABALHO HOJE e nada mais. Sua preocupação não muda seu amanhã. Nem sua ansiedade nem seu medo. Mas a FALTA DE AÇÃO que esses sentimentos causam, sim, podem destruir o seu amanhã.

Confie em Deus. Não deixe que más experiências do passado comprometam seu futuro, use essas experiências como ensinamentos, lembre-se de que tudo coopera para nosso bem. Siga em frente. Confie em Deus. Planeje sem ansiedade. FAÇA SUA PARTE e deixe a de DEUS COM ELE.

PLANEJE. TRABALHE. CONFIE.


Oremos

Pai,

obrigado pelo ensinamento de hoje

Obrigado por nos mostrar o caminho. Dá-nos força para seguir o caminho que tem traçado para nós.

Pai, muitas vezes, confiamos e planejamos, mas não colocamos em ação. Outras vezes, agimos e confiamos, mas não planejamos. E, na grande maioria das vezes, planejamos e trabalhamos, mas não confiamos. Pai, essas são iniciativas fadadas ao insucesso. Orienta-nos e ajuda-nos a manter o foco e a disciplina. Cuida de nós.

Perdoa nossos desvios e ajuda-nos em nossas dúvidas. 

Em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.