103 Amigo e oportunidade
Leitura Bíblica
“quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória.”
(Provérbios 24.6 NVI)
“Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir.” (Provérbios 25.12 NVI)
“Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” (Provérbios 27.17 NVI)
Hoje eu meditei no livro de Provérbios. Em minha leitura, esses três chamaram minha atenção. Os três relacionados ao conselho ou à repreensão dada por aqueles que nos querem bem.
Como é difícil ouvir um conselho. Como é difícil se abrir para um amigo. Como é difícil nos dias atuais – de Facebook, Instagram e WhatsApp – ter um amigo de verdade.
Deus me presenteou com alguns. Poucos, mas verdadeiros. Daqueles que a distância não significa nada. Amigos que não se furtam em dizer o que deve ser dito. Daqueles que você para e escuta.
A importância do amigo verdadeiro, do conselheiro, é exatamente essa: fazer você parar e pensar. Trazer você de volta para a realidade. Muitas vezes são instrumentos de Deus para nosso resgate.
Meditando e orando sobre isso pensei nas vezes que NÃO fui amigo. Nas vezes que não aconselhei sabiamente, que propositalmente indiquei o caminho mais difícil, que fui sarcástico. Quantas vezes fiz isso!
Quantas vezes somos procurados por irmãos que precisam apenas de uma indicação, um conselho, uma direção. Eles estão quebrantados, Deus já trabalhou neles e estão prontos a ouvir, mas deixamos a oportunidade passar.
Arrogância, pressa, desatenção, seja qual for o motivo, perdemos a oportunidade de indicar o caminho certo, de ajudar a preparar o irmão para a batalha, de ser conselheiro.
Outro fará isso. Deus não deixa sua obra incompleta, mas nós seguiremos vazios, sem propósito. Não estamos aqui para ser servidos. Não estamos aqui apenas para TER bons amigos, mas principalmente para SER bons amigos.
Sejamos BONS amigos. Fiquemos próximos mesmo distantes. Fiquemos atentos.
Oremos
Pai amado, te louvamos.
Obrigado, Pai, por cada um de nossos amigos e irmãos; cada um de nossos mentores e conselheiros.
Obrigado por todas as vezes que tivemos a oportunidade de aprender, ouvir e crescer.
Nós te glorificamos e louvamos.
Pai amado, trabalha em nós. Torna-nos ensináveis e atentos aos teus ensinamentos, livra-nos da tentação e perdoa nossos pecados.
Dá-nos sabedoria para a semana que se inicia. Cuida de nossa mente e corpo. Guia nosso caminho.
Isso te pedimos em nome de Jesus.
Amém.
Autor: Shailon Ian
Amém!
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmém e obrigado irmão e "amigo" Shailon Ian.🇵🇹🙏🇧🇷
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluir