102 Quem você seria?

 


Leitura Bíblica

“Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe!” Corromperam-se e cometeram injustiças detestáveis; não há ninguém que faça o bem.” (Salmos‬ 53.1‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

 

Olá. Hoje eu fui convidado a meditar sobre esse salmo. 

Esse texto me lembrou o tempo em que eu decidi ser ateu. Eu já comentei isso em outros textos. Já tinha passado superficialmente pela igreja católica, onde mais tarde eu me dediquei verdadeiramente, pelo espiritismo kardecista, tive contato com os adventistas através das ótimas publicações da Casa Publicadora Brasileira e a revista nosso amiguinho, mas por me achar “o cara”,  resolvi que esse negócio de Deus não estava com nada e que, na verdade, ele não existia. 

“Pois a inconstância dos inexperientes os matará, e a falsa segurança dos tolos os destruirá” (Provérbios‬ 1.32) ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Foi um período bastante curioso que durou vários anos. Eu não acreditava em Deus, mas não negava uma “força cósmica maior” ou qualquer outra besteira. Adolescente, não me preocupava muito com a verdade. Meu objetivo era passar no vestibular. 

Depois que passei, o negócio ficou um pouco mais sério. Na faculdade, fui apresentado a algumas ideias e conceitos mais complexos. Comecei a estudar os conceitos da Rosa Cruz, li muito sobre o budismo, e de novo, o kardecismo; li bastante sobre todas as mitologias. Se o assunto era religião, crendice, misticismo lá estava eu e minha curiosidade.

Hoje sei que embora eu tivesse me afastado de Deus, ele nunca se afastou de mim, como no evento logo após minha primeira prova de vestibular, e durante todo esse meu caminhar trôpego de crendice em crendice, de livro em livro, de culto em culto. Ele sempre esteve comigo me protegendo das coisas mais perigosas (que existem) e das pessoas mal-intencionadas (que também existem).

 “Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.” (Efésios‬ 2.3‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Devagar, voltei a me interessar pela Bíblia, a ler a Palavra de Deus e a buscar entendimento e seu significado. Embora eu tivesse desistido de Deus, ele nunca desistiu de mim. Ele continuou me guiando e protegendo, mesmo quando eu não buscava sua ajuda ou proteção.

“Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões—pela graça vocês são salvos.” (Efésios‬ 2.4-5)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

​Esse poder de Deus é que impressiona. Os céticos chamam de acaso. De fato, não há como convencer um cético da existência de Deus a menos que Deus realize a transformação necessária. O agir de Deus é poderoso e o encontro com Deus é uma experiência única, transformadora. Ela se dá independentemente de religião, no tempo de Deus, pela vontade dele. 

Esse encontro vivifica. Hoje em uma lista no WhatsApp foi colocada uma provocação: em um barco à deriva encontram-se cinco indivíduos, um que possui fé verdadeira em Deus, capaz de converter qualquer pessoa, outro, era ateu tão convicto e tão cheio de argumentos que também é capaz de convencer qualquer pessoa, e três religiosos de visões distintas. Só havia comida para quatro, de modo que um teria que morrer. Quem morreria? 

Isso foi numa lista de engenheiros. A discussão foi em torno de quanto tempo o corpo humano resiste sem alimento, e não seria necessário o sacrifício. Eu disse que não haveria discussão, pois o único que acredita verdadeiramente em Deus se ofereceria em sacrifício. 

O ateu argumentaria exatamente como o pessoal da lista estava argumentando, mostraria estudos que comprovariam quantos dias o corpo humano resiste sem alimentos e manteria sua “fé” na razão. 

Os religiosos não se sacrificariam por sua religião. Talvez incentivassem outros a se sacrificarem por sua religião. Mas não creio que por si mesmos tomassem o passo necessário por sua religião. 

Entretanto, aquele que verdadeiramente acredita em Deus não teria dúvidas, não haveria sequer discussão. Ele se entregaria para salvar os demais, seguindo o exemplo daquele em que ele acredita e segue verdadeiramente, dando seu testemunho. Pois, para quem acredita verdadeiramente em Deus não há sacrifício nem morte para se fazer o bem, amar o próximo e salvar vidas. 

Quem você seria no barco, meu irmão?

Autor: Shailon Ian


Comentários

  1. Bom dia! Nem só de pão viverá o homem mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mt. 4. 4. Em nossa caminhada estamos sempre sujeitos as mas diversas circunstâncias no entanto é preciso lembramos que o secreto está em como reagimos diante das circunstâncias independente do que seja. Tenha uma excelente quinta-feira.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Devemos estar sempre prontos ao sacrifício,pois esse não e o nosso mundo

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Que Deus aumente minha fé! Não tenho ideia do que faria... Mas tenho desejo de não decepcionar ao Criador.

      Excluir
  4. A meditação de hoje é um desafio para a minha fé! Por mais que vá ao caixote do meu pensamento para descrever o que sinto, partilho convosco a minha sinceridade! Deus me ajude se um dia estiver nesse barco e ter que tomar a decisão...hoje, porém digo: Ajuda-me Paizinho no barco da minha vida cristã. Obrigado, irmão Ian. Deus o use ao serviço do Reino!🙏🇵🇹🇧🇷

    ResponderExcluir
  5. Pois.. Fica a pergunta! Será que eu me sacrificaria? Se tal me suceder, espero no Senhor que a minha resposta seja Sim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.