101 Não estamos sozinhos

 


Leitura Bíblica

“Ó SENHOR, Deus que me salva, a ti clamo dia e noite.” (Salmos‬ 88.1‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Tenho sofrido tanto que a minha vida está à beira da sepultura!” (Salmos‬ 88.3‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Oi. Este salmo é um clamor. Um clamor desesperado. Não foi escrito por Davi. É atribuído aos coraítas. Ele me tocou profundamente hoje. O desespero do salmista é sentido, ele se expressa com muita clareza. Quantas vezes não nos encontramos em uma situação igual? Às vezes, com razão, outras, por problemas menores que transformamos em grandes, mas o fato é que nos sentimos assim, um poço de sofrimento e martírio, uma fonte de tristeza e amargura. 

Nossa tristeza vem de dentro e vai nos consumindo – consumir é pior do que contaminar. Contaminação você cura, toma um remédio, limpa, retira o agente contaminador; mas quando você é consumido, não, você tem que ser refeito, reconstruído. A tristeza faz isso. Ela vai consumindo nossas esperanças, expectativas, nossa alegria, energia, fé, até que por fim acreditamos estar à beira da sepultura, sem nenhuma perspectiva, sem nada que nos segure, um amontoado de pó, consumidos pela autocomiseração, pela autopiedade. 

Eu fico imaginando o que poderia ter acontecido com o salmista para ele se sentir assim. Comigo foi uma reprovação no vestibular. Num dia eu era “o cara”, no outro era “o coitado” que estudou tanto, mas não chegou lá. Não sabia o que era pior, se o riso e a alegria de todos que eu havia humilhado na minha arrogância infantil, ou a piedade de todos que viram o quanto eu havia me esforçado.

Eu era mato seco, terreno fértil para a dor e o sofrimento, a tristeza se alastrou rapidamente e já ao final da prova, eu sabia que não passaria. Pensei em pular do prédio. Eram quatro andares. Nessas horas, não resta muito de você. Então, subi até o último andar e caminhava lá em cima – eu morro de medo de altura – Deus não existia pra mim nessa época. Mas eu existia para ele! Enquanto a tristeza acabava de consumir o restinho que ainda existia de mim, alguns amigos saíram da prova me chamaram e começamos a conversar. Todos fomos mal, muito mal. Ainda estava triste, mas esses poucos amigos evitaram que o incêndio consumisse o pouco que havia sobrado de mim. Isso aconteceu em dezembro de 1991.

Infelizmente para o salmista, parece que os planos de Deus eram outros, em seu clamor deixa claro que seus amigos se afastaram dele.

 “Afastaste de mim os meus melhores amigos e me tornaste repugnante para eles.” (Salmos‬ 88.8a)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Tiraste de mim os meus amigos e os meus companheiros; as trevas são a minha única companhia.” (Salmos‬ 88.18)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

​​Fico pensando por que Deus em sua infinita sabedoria fez isso. Sei que não saberei nunca. Minha experiência pessoal foi outra; no meu caso, ele aproximou meus amigos. Talvez o salmista estivesse colocando a fé nesses amigos, e Deus tivesse outros planos. Talvez esse afastamento fosse necessário para que o salmista reavaliasse suas posições e redirecionasse sua atenção para Deus. 

Muitas vezes nos vemos em situações complicadas exatamente por tirar Deus de nosso foco. Nós nos concentramos nas coisas erradas, e quando as coisas saem do lugar, perdemos a referência e nos sentimos completamente perdidos, no escuro. Isso traz a tristeza, que se encarrega de fazer o resto do serviço.

No meu caso era isso. Minha atenção, meu objetivo, minha vida estavam focados em um único objetivo: ser o melhor. Queria mostrar que embora de uma família com dificuldades financeiras, eu era inteligente e capaz de passar na melhor faculdade do Brasil. Entrar nessa faculdade para me aprimorar e prestar um bom serviço, ou aprender algo bom e devolver à sociedade era algo secundário. O meu foco era outro: torpe, torto.

Deus me tirou isso. Sem aviso e sem anestesia. Deus me tirou isso permitindo que eu tirasse zero na prova de matemática, a disciplina em que eu me achava o “bam bam bam”, apesar de ter ido bem nas outras. Deus me ensinou que as coisas não funcionam assim. 

Voltar para a escola onde eu chamava todos de “burros”, sentar na carteira, estudar na biblioteca, foi um grande aprendizado. No fim, aprendi a dar aulas, tirava dúvidas dos colegas. Mudei a forma de enxergar cada um, vi um objetivo maior em passar no vestibular e eu me permiti ser transformado. Daquele pouquinho que não foi consumido pela tristeza, surgiu outra pessoa, com defeitos, fraquezas, dificuldades, mas diferente. 

De tempos em tempos fico triste, e sim, a tristeza me consome, mas agora tenho Deus e um batalhão anti-incêndio que entra em ação evitando danos maiores. Ficar triste não é errado. Chorar não é errado. Deixar a tristeza consumir o que tem de ruim não faz mal. O problema é quando não temos Deus, não temos amigos, não temos referências seguras, e o incêndio causado pela tristeza foge ao controle e destrói, consumindo tudo.

Meu irmão, não deixe que esse incêndio consuma cada átomo seu. Você tem amigos. Você tem Deus. Não lute sozinho. Nenhum bombeiro enfrenta o incêndio sozinho, mas sempre trabalham em equipe. O problema não é somente seu. Busque ajuda. Busque auxílio. Deus vai colocar alguém no seu caminho que vai ajudar você. Ele fez isso comigo. Ele age assim o tempo todo. Ele fará isso por você. Aqui existem várias pessoas prontas e dispostas a ajudar você. Não deixe que o incêndio da tristeza, da autopiedade consuma você. Converse com Deus, ore todos os dias, ele vai salvar você. Ele me salvou.


Oremos

Pai amado, te dou graças por estar aqui hoje e poder dar meu testemunho.

Obrigado por guiar meus pensamentos e permitir que eu escreva sobre essa experiência. Que ela sirva de exemplo de seu poder transformador na vida das pessoas, Pai.

Eu te agradeço enormemente por minha vida, pela vida que me permitiu e me permite ter, por todas as experiências que me permitiu possuir. Pai, ontem conversando eu comentei: “tudo vai melhorar, né?”. Pai, me perdoa por tamanha besteira. Tantas coisas boas acontecendo e eu querendo que “tudo” melhore ... Eu reconheço todas as coisas boas que estão ocorrendo em minha vida e te dou graças por isso. Pai, aceito as dificuldades como um ensinamento e lição que tenho que passar. Creio em sua sabedoria infinita e confio em ti.


Cuida de nós, Pai, toca agora a todos aqueles que se sentem sós, sem amigos, sem apoio, abandonados. Pai, age, mostra a eles que não estão sozinhos, que têm com quem contar, desabafar e compartilhar. Porque tu estás aqui, e nós estamos aqui. 

Pai, te pedimos e agradecemos, em nome de Jesus.

Amém.

Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.