88 Saul e Davi – com quem você se parece?


Leitura Bíblica

SENHOR, meu Deus, em ti me refugio; salva-me e livra-me de todos os que me perseguem” (Salmos 7.1 NVI)


Davi, general consagrado, vencedor de batalhas, estava sendo perseguido por Saul.

Segundo o que encontramos no livro de 1 Samuel, Saul se afastou de Deus.

““Arrependo-me de ter posto Saul como rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções”. Samuel ficou irado e clamou ao SENHOR toda aquela noite.” (1 Samuel 15.11) 

Ao abandonar Deus, Saul criou um vazio que foi ocupado pelo medo, a insegurança e a inveja.

Quando Davi surge, derrotando Golias e liderando com sucesso os exércitos de Israel, todas as frustrações de Saul são canalizadas contra ele, que se transforma em objeto de toda sua raiva.

É curioso o poder dos salmos. Alguns elaborados há mais de 3000 anos e ainda tão atuais. Eles trazem refrigério para a alma, mas também nos fazem pensar. Estão conectados com o restante das Escrituras e são muito mais do que pílulas de alívio rápido.

Quantos de nós não temos um “Davi” na vida? Quantos de nós não temos alguém, alguma coisa ou evento no passado que usamos como um “judas” e dirigimos a ele todas as nossas frustrações e raiva?

Quantas vezes nós nos pegamos pensando: “se não fosse por fulano eu estaria melhor”? Então, nosso amargor retorna, o coração se fecha e a capacidade de seguir em frente diminui.

Pior: quantos de nós, colocados em posição de liderança por Deus, não nos tornamos um “Saul” para alguém? Alguém que está nesse momento buscando refúgio e alento sem saber o que fez de errado, sem entender por que está sendo perseguido.

Amigos, nós não somos Davi. Estamos longe disso. Numa escala entre Davi e Saul, nós estamos mais próximos de Saul do que de Davi. Reconhecer isso é importante.

Cada um de nós deve encontrar seu “Davi”, e pedir perdão. Parar com as perseguições, começar a auxiliar, apoiar e amar. Reencontrar-se com Deus. Ocupar nosso vazio com Deus e amá-lo com TODO nosso ser, de forma que não sobre nenhum espaço para outra coisa a não ser ele. Daí, talvez, possamos pedir o que Davi pede no salmo.

“O SENHOR é quem julga os povos. Julga-me, SENHOR, conforme a minha justiça, conforme a minha integridade.” (Salmos 7.8)


Oremos

Pai amado, te agradeço pelo entendimento que nos dá de tua Palavra.

Sabemos que não somos nada diante de tua sabedoria, mas o pouco que somos se alegra com o vislumbre que nos permite ter de ti, Pai

Perdoa-nos por todas as vezes que, assim como Saul, nós nos afastamos de ti. Perdoa-nos por todas as vezes que perseguimos alguém.

Pai, seja nosso refúgio quando perseguidos. Nossa fortaleza. Cuida de nós.

Abençoa nosso caminhar e nos proteja.

Em nome de Jesus.

Amém.

Autor: Shalon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

52 O tolo não vê

294 O que é pecar?

307 Revestindo-nos do novo de Cristo