85 Ausência de Deus?



Leitura Bíblica

“Ó Deus, não te emudeças; não fiques em silêncio nem te detenhas, ó Deus.”

(Salmos 83.1 NVI) 


Bom dia! Daqui a pouco embarco de volta ao Brasil! Viajar e conhecer novos lugares e culturas é bom, um presente de Deus, mas regressar para casa é melhor ainda!

Hoje tivemos o Salmo 83 novamente em nossa proposta de leitura. Já havíamos meditado nele antes, sobre a estranheza que os pedidos do salmista me causaram e quanto tempo demorei lendo e relendo o texto, orando e conversando com Deus até que uma suspeita de compreensão me veio à mente. 

Hoje, lendo o mesmo salmo, meus pensamentos foram levados em outra direção. Foram na direção daqueles dias que nos sentimos sozinhos. Abandonados. Uma tristeza enorme tomou meu coração.

O salmista parece se sentir assim. Isso talvez explique o teor do salmo. Não sentir a presença de Deus em nossas vidas é retirar de nós a nossa melhor parte. Não é à toa que Jesus reforça o principal mandamento: amar a Deus com TODO nosso ser.

Não sentir Deus presente é se sentir abandonado num vale de lágrimas e desespero, onde a desesperança, a tristeza e a dor reinam. O silêncio de Deus é apavorante.

Mas nós cremos em Deus. Cremos em sua fidelidade e em sua bondade. Sabemos que mesmo nos vales mais escuros ele estará ao nosso lado. Então, como podemos deixar de sentir sua presença? Como com “tanta fé” ainda nos sentimos sozinhos?

A Bíblia nos dá uma indicação. Eu busquei as manifestações de Deus nos textos sagrados. Nenhuma das manifestações ou conversas de Deus aconteceu em meio a festas, ruídos, músicas, distrações. Até mesmo o nascimento de seu filho – e dele mesmo feito homem – se deu de forma singela, sem “barulho”.

Ora, considerando que Deus está sempre presente, talvez, e repito o talvez, porque não há como saber o que Deus imagina, nos momentos que nos sentimos sós, que não escutamos Deus, o problema não seja a ausência de Deus, mas sim, o ruído do mundo.

Nesses momentos nós podemos estar concentrados em ouvir outras coisas, em dar atenção a outras “prioridades”. Os ímpios internos desviam nosso foco e com isso deixamos de escutar Deus e então, temos a sensação de que Deus se ausentou.

Meus irmãos, Deus não nos abandona. Ele não se silencia. Ele fala baixo. Ele não grita. Para ouvi-lo precisamos aquietar os inúmeros “barulhos” e nos concentrar nele. Manter o foco nele. Ao fazermos isso, todo o restante se cala, os ímpios caem por terra, nossa vida se transforma.

Mantenha seu foco em Deus. Ele está sempre com você. Ele é fiel! Nele, nós podemos confiar.


Autor: Shailon Ian


Comentários

  1. Shailon se eu te contar vc nao acredita!! eu acabei de voltar da minha caminhada que faco toda as noites..aqui na Australia sao 9 39 da noite e saio para caminhar e orar de noite depois de todos estarem jantandos... e eu estava chorando orando e me sentindo exatamente assim...sozinho abandonado como se nem Deus estivesse me entendendo mesno sabendo que ele nos conhece melhor que nos mesmos...muitas perguntas e um silencio como se Deus nao estava presente..cai aos prantos e prosegui orando fazendo varias perguntas e me sentindo sozinho totalmente abandonado por todos..e nao sentia a presenca de Deus e me deu um desespero...moro fora a quase 14 anos.. enquanto muitos achao uma maravilha nunca tive nem a sencacao de estar em casa nem aqui nem no brasil e como se eu nao tivesse casa em nenhum lugar. Essa sencaco que vc teve de voltar para casa eu nunca tive...mais achei minha morada no Senhor e espero morar nessa casa para todo sempre..segui orando e suplicando entao depois de passar por um escuro aqui perto de onde moro Deus me aliviou um pouco e continuei orando e vc estava em minhas oracoes mesmo sem te conhecer..e quando cheguei entrei nessa casa e liguei o telefone e aqui estava o devocional que a querida Isabel que tambem nao conheco me envia todos os dias no whats up da IBNU e por isso eu sempre a agradeco os.

    E esse devocional me balancou pois eu estava assim...isso nao e coincidencia isso e algo que temos conhecimento limitado porem e Deus agindo e me senti envolvido em seu amor e sua misericordia me senti envolvido de baixo de sua graca de novo e felipenses 4.7 me veio a cabeca "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Entao me alegrei no amor de Deus e em sua presenca que sou totalmente dependente. Muito o obrigado oremos oremos e oremos. Deus tenha misericordia de nos todos e obrigado a Deus por atraves de seu devocional hj me tocar mais uma vez.

    Espero que me entenda pois nao tenho o dom de escrever.. para ser sincero oro a Deus para me revelar se e que tenho algum dom para servir lo.

    Porem repito felipenses 4.4 Alegrai-vos sempre no Senhor; e novamente vos afirmo: Alegrai-vos!

    Tenha um otimo retorno para sua casa meu obrigado e um abraco.

    Claudio Abrao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudio te entendo perfeitamente. Fico muito feliz em saber que os textos ajudam pelo menos uma pessoa, uma vez que seja. Eu creio que os textos não são meus e seu testemunho comprova isso, alegra meu coração e me dá forças para continuar.
      Fique bem, fique com Deus. Já visitei a Austrália (Perth) e sei que está num lugar abençoado.

      Excluir
    2. As vezes servir a Deus não exige nenhum don. Eu creio que servir a Deus é fazer tudo que fazemos normalmente na vida como uma oferta a Ele. Não importa o que vc faça, faça para Deus.

      Excluir
    3. 🙏 shailon, seus textos são maravilhosos, nunca me senti longe de Deus, mas esse texto abençoado me fez refletir melhor

      Excluir
  2. Receba um Obrigada de coração aqui de Portugal irmão Shailon. Suas mensagens, os devocionais que recebo por e-mail, são um grande bálsamo, hoje está a ser um dia daqueles que nada parece fazer sentido, e a minha tendência é de me fechar numa tristeza que não partilho com ninguém, até tem estado difícil orar, e no entanto sei, que só a oração pode me tirar desta situação. Deus o abençoe por suas mensagens que são sempre um pouco de luz nos momentos de escuridão. 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus seja louvado. Os textos são Dele. Eu fico feliz em ser instrumento e mais feliz ainda quando vejo que eles ajudam. Isso me motiva a continuar quando penso em desistir. Fique com Deus e que Deus nos abençoe.

      Excluir
  3. A Palavra nunca volta vazia...
    Que Deus abençoe!!!
    Nosso Deus é poderoso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.