82 Coração humilde e contrito


Leitura Bíblica

“Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.” (Salmos 51.3-4 NVI)


Nós temos uma certeza na vida: somos pecadores. Por mais que nos esforcemos, por maior que seja nossa luta, nunca deixaremos de ser pecadores, sozinhos.

Davi, uma das figuras chave da Bíblia, aquele que estabeleceu a linhagem real de Israel da qual viria nascer Jesus, também pecou. Era humano. Nem o fato de ser ungido por Deus o impediu de pecar.

Mas, por um lado, que bom que ele pecou. Pois, depois de alertado sobre o pecado, ele se humilhou e reconheceu sua culpa, deixando um verdadeiro guia de como devemos nos aproximar de Deus para pedir perdão.

Ele não enrola. Deus sabe tudo. Davi reconhece imediatamente que pecou, aceita a sentença divina, que é plenamente justa.

“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.” (Salmos 51.10-12)

Assim, Davi nos ensina a humildade. Ele reconhece que se continuar o mesmo, voltará a pecar. Ele pede um novo coração. Um espírito estável, pronto a obedecer. Davi reconhece sua limitação e pede ajuda!

Quantas vezes nós pedimos perdão, mas não pedimos transformação. Daí repetimos e repetimos o erro infinitas vezes?

“Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti.” (Salmos 51.13)

Antes mesmo da ordem de espalhar a boa nova, Davi já se compromete a resgatar os pecadores para Deus, assim como faz agora!

“Ó SENHOR, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor.”

(Salmos 51.15)

Ele não diz que vai louvar POR SI MESMO. Não se acha digno. Ele pede palavras a Deus, reconhecendo a soberania divina.

“Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” (Salmos 51.17)

Por fim, o mais importante. Não há nenhum sacrifício, promessa, propósito, obra, palavra ou ação que agrade mais a Deus do que um espírito verdadeiramente quebrantado e contrito.

Um coração verdadeiramente arrependido é tudo que Deus deseja para transformar e mudar sua vida.

Ele conhece você. Mais do que você mesmo se conhece. Uma hora vai acontecer, nessa hora você será tocado por Deus e sua vida mudará, pode confiar.

Ele transformou Davi. Ele nos transformará.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.