64 Oportunidade de transformação

 


Leitura Bíblica

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.” (Salmos‬ 51.1-2‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


De novo? Será que há tanto pecado para o Salmo 51 “aparecer” o tempo todo?

Hoje eu li alguns salmos, mas o que chamou minha atenção foi esse. Eu sei, eu sei. Não é a primeira vez. Nem a segunda. Sobre isso, busquei orientação e encontrei em uma das cartas de João.

“Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João‬ 1.8-9‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬

Então, prefiro repetir o Salmo 51. Pedir repetidamente perdão pelos meus pecados (que são muitos). Repetir o Salmo 51 não é o problema. Pedir perdão repetidamente não é problema.

O problema, meus irmãos, é pedir perdão sempre e repetidamente pelo MESMO pecado. Isso é complicado. Nós somos muito, mas muito fracos e imperfeitos. Engana-se quem pensa o contrário.

Algumas pessoas racionalizam a própria imperfeição com sofismas: nós não somos imperfeitos, nós somos o que somos. Mas isso não passa de uma fuga, um curativo emocional para a falta de uma referência absoluta.

A imperfeição incomoda por implicar na perfeição que é Deus, e não o homem. Deus é o objetivo. Inatingível, mas ainda assim, o objetivo. Por isso, precisamos do perdão e da misericórdia.

Por isso, é impossível depender de um sistema contábil de bônus e méritos, de promoções que um dia possa fazer você chegar lá. Porque você só chegará lá pela graça divina.

A perfeição divina nunca será atingida por meios próprios nem que houvesse infinitas oportunidades. Essa é a realidade da misericórdia de Deus. Mas isso não nos dá o direito de insistir sempre no mesmo erro e pecado, de não se arrepender nem corrigir e de não mudar.

“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.” (Salmos‬ 51.10-12‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬

No Salmo 51, Davi nos ensina isso. Ele peca e pede perdão. Ele reconhece que é fraco e se coloca diante de Deus pedindo TRANSFORMAÇÃO. Mas ele pede transformação AGORA. E não depois, não num futuro improvável. Ele quer que Deus o transforme ali, NAQUELE MOMENTO.

Esse é o poder do perdão divino. Ele restaura, e transforma.


Oremos

Pai querido,

hoje estamos aqui a seus pés pedindo perdão por todos os nossos pecados. Nós nos prostramos diante de ti e nos entregamos. Age em nosso coração. Age em nosso espírito. Transforma nosso entendimento. Cura nossas feridas. Dá-nos esperança e orienta nossa bússola para ti. Cuida de nós e muda nosso ser. Tem misericórdia de nós.

Em nome de Jesus.

Amém.

Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.