63 Enxergando o quadro completo


 

Leitura Bíblica

“Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com retidão.” (Salmos‬ 9.8‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬


Num primeiro momento quando li este Salmo, pensei: "opa, mais um salmo de louvor e graças. Um pouco mais do mesmo?" Mas, é claro que estava enganado!

Eu gostaria de fazer um parêntesis e comentar um pouco sobre estes textos, as minhas leituras diárias e também sobre uma característica minha. Quem me conhece sabe que tenho uma ótima memória, uma dádiva que já me tirou de algumas enrascadas. Entretanto, para duas coisas minha memória é horrível: nomes e letras de música. Salmos são canções, então tenho dificuldade de decorar os salmos e de associar os textos aos números, o que torna cada leitura uma novidade para mim, não interessa quantas vezes eu tenha lido o salmo anteriormente.

Um segundo comentário, sempre que possível, leia o salmo inteiro e não apenas o versículo ou versículos que eu destaco no texto. Utilizar apenas um versículo da Bíblia para fazer qualquer comentário é muito perigoso. Nós somos humanos e temos a tendência de buscar "oráculos" e "ídolos" nos itens mais absurdos. A Bíblia é muito mais do que uma "caixa mágica" ou um "livro de respostas" para os nossos questionamentos. Então, ao usar os versículos soltos e fora de contexto da Bíblia como respostas para perguntas que fazemos pode nos levar a situações muito complicadas. Por isso, MUITO, mas MUITO cuidado sempre que você se deparar com um VERSÍCULO solto, descontextualizado da Bíblia e for utilizar como uma orientação.

Este salmo é um exemplo, um clamor por misericórdia, uma oração no qual o salmista pede socorro. Se escolhermos versículos soltos na primeira metade do salmo, o que teremos é a ideia de um salmo de louvor e glorificação - completamente desconectado com o objetivo do salmista que está clamando por socorro.

Deus é magnífico! Ele faz a obra completa. Não entrega nada pela metade ou em pedaços, não há espaço para imperfeições. O engano, o erro, a imperfeição estão do nosso lado da equação. Não devemos nos deixar levar por nossa impaciência e nosso imediatismo quando o assunto for Deus (ou qualquer outro). O caminho que o Pai escolheu para nós é EXTRAORDINÁRIO, não será através de lições ORDINÁRIAS que chegaremos lá, nem será com atalhos e leituras dinâmicas.

Ontem ele mostrou que precisamos trabalhar, que o trabalho duro e a dedicação são recompensados, hoje ele mostra que precisamos entender a figura completa, que é muito perigoso reduzir os ensinamentos dele a um oráculo, que as coisas e ensinamentos que ele nos deixou estão super conectadas (já vimos isso em outros textos).

Talvez Deus esteja nos convidando a TRABALHAR sua Palavra e seus ensinamentos um pouco mais. Ele quer que nós nos dediquemos um pouco mais a praticar o que ele nos ensinou.

Ele está sempre conosco, ele é fiel e nos apoia. Ele nos perdoa quando nos desviamos do caminho e compreende nossas limitações. E ele se alegra quando nos dedicamos e nos esforçamos e nos recompensa pelo trabalho árduo.

Então, mãos e mentes à obra, irmãos!


Autor: Shailon Ian


Comentários

  1. Glória a Deus - que mensagem mais linda. Só mais uma reflexão - O Senhor lançou Adão e Eva do paraíso e nos decretou para produzirmos na terra e dela comermos (Trabalho) - DEUS não parou de trabalhar até o dia de hoje. É magnifico a sua obra - e o mais excelente é o trabalho do Espirito Santo nos encaminhando em toda verdade e nos ensinando a viver o Evangelho de Cristo. Creio que assim teremos a justiça de Deus como seus filhos que foram libertos da escravidão do Egito, foram julgados e DEUS os libertou. Graças a Deus que estamos libertos por Jesus Cristo, agora é só produzir no seu reino. DEUS ABENÇOE a todos estes trabalhadores que dedicam as primícias a ELE, e DEUS abençoe duplicadamente aos que vão começar suas lavouras - o importante é trabalhar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.