59 Será que vocês, homens, julgam retamente?



Leitura Bíblica

“Será que vocês, poderosos, falam de fato com justiça? Será que vocês, homens, julgam retamente? Não! No coração vocês tramam a injustiça, e na terra as suas mãos espalham a violência.” (Salmos‬ 58.1-2‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

 

Há alguns dias, Deus falou através de um outro salmo que também usava palavras duras contra os ímpios. Eu me recordo do choque que senti na primeira leitura.

Leio a Bíblia desde os 10-11 anos de idade. Naquele tempo queria ser padre. Por muito tempo tive o entendimento errado de que o Deus do Antigo Testamento era um, e o Deus do Novo Testamento se transformava em outro.

Simplesmente não conseguia encontrar uma unidade de discurso em um Deus que pregava a destruição e a morte com o Deus que manda perdoar e oferecer a outra face. Muitos ainda pensam assim. Muitas vezes nos deparamos com irmãos interpretando literalmente os textos do Antigo Testamento para justificar atos abomináveis perante Deus e os homens.

A grande verdade é que Deus é um só, único e imutável. Ele não muda para nos agradar. Ele é o que é. Não existe um “Deus do Antigo Testamento” e um “Deus do Novo Testamento”, mas existe simplesmente um só Deus.

Partindo daí, tudo toma uma nova perspectiva. Veja este salmo de hoje. Já inicia deixando claro que o salmista está falando de nós, de todos nós! É Deus nos dizendo: vocês humanos, que se julgam poderosos, julgam retamente?

Deus está dizendo que dentro de cada um de nós existe o ímpio. Que a nossa luta é interna, não externa. De nada adianta apenas não matar o meu irmão, se antes eu não liquidar o inimigo que tenho dentro de mim, que me impede de fazer os julgamentos corretos!

Nós perdemos essa capacidade quando nos afastamos de Deus, lá no jardim do Éden. De lá para cá, Deus vem construindo todo um plano de salvação que culminou com a vinda de Jesus, seu filho. Ele mesmo se fez carne para redimir nossa culpa e permitir nossa reaproximação.

Mas insistimos em nos manter longe, em dar sobrevida ao ímpio. Insistimos em confiar no nosso próprio julgamento, o mesmo julgamento que nos expulsou do Éden.

Que Deus volte sua face para nós e tenha misericórdia. Que nos de sabedoria e nos conduza nos caminhos dele para nós. Que sejamos humildes e deixemos o julgamento de Deus guiar nossos passos. 

Em nome de Jesus. 

Amém.

 

Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.