57 Quem pode dar paz de fato?



Leitura Bíblica

“SENHOR, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim. De fato, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança. Ponha a sua esperança no SENHOR, ó Israel, desde agora e para sempre!” (Salmos‬ 131.1-3‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Eu comecei a ter a disciplina de ler quase todos os dias um salmo ou um provérbio depois de um almoço que tive com meu amigo e irmão em Cristo. Um almoço especial com uma pessoa especial a quem esse texto se aplica completamente. Uma pessoa que vive na graça de Deus.

Na verdade, nessa pequena caminhada cristã, Deus me apresentou pessoas maravilhosas. Grande parte delas recebem estes textos, pessoas que me orientam, me ajudam nos momentos difíceis, compartilham alegrias e dificuldades. Amigos de horas boas e de horas difíceis, de pouco tempo e de uma vida.

Todos compartilham do sentimento que Davi expressa nesse salmo. Todos têm o coração humilde. Todos evitam se envolver em projetos que buscam apenas a glória pessoal. Mas nem todos estão com a alma tranquila.

O fato de apenas não ter ambição e orgulho não garante a tranquilidade da alma. O não buscar grandiosidade ou autopromoção não implica em paz de espírito. Note que quem escreveu esse salmo foi o rei Davi. Aquele que uniu Israel e transformou o reino em um dos mais poderosos da região.

Ele fez isso sem se envolver em coisas grandiosas ou maravilhosas PARA ELE. Ele fez isso PARA e POR DEUS. Davi não era orgulhoso. Ele sempre foi um pastor de ovelhas. O que obteve foi para DEUS e por obra de DEUS. E neste salmo ele reconhece isso.

Ele vai mais além, consegue alcançar a paz, pois os planos divinos se cumpriram nele. Ele se deixou ser usado, e ao ser o instrumento de Deus, sem ser orgulhoso, encontrou a paz. O que fez a diferença foi o alinhamento e a compreensão dos planos de Deus para sua vida. Isso trouxe o que todos nós buscamos, mas poucos de nós conseguimos obter: a paz de espírito, a tranquilidade.

Davi vai mais adiante e se compara a uma criança recém amamentada, fazendo uma ligação com algo que Jesus milhares de anos depois iria deixar claro.

“Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”.” (Mateus‬ 19.14‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Ao se comparar a uma criança, Davi diz que sua alma está tão em paz, sua sintonia com Deus é tão fina, e se sente tão alinhado com os planos divinos, que ele já se sente no céu. Ele sente uma alegria tão grande e contagiante que termina exclamando e conclamando para todo Israel: Confiem! Confiem como eu confiei! Ele é Deus! Ele não falha! Desde agora e para sempre! Confiem!

Confiem!

 

Autor: Shailon Ian


Comentários

  1. É bom ter amigos de verdade na nossa peregrinação da fé. Obrigado irmão Iam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos verdadeiros são fundamentais! Obrigado a você por participar!

      Excluir
  2. Uma criança jamais conquistaria um Reino.. criança é alegre por essência, não requer motivos para tal. A conscientização diária de dependência do Rei nos faz como crianças herdeiras do Reino Dele. Necessitamos diariamente do colo do Pai.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.