23 Escolhido pela graça


Leitura Bíblica

“És dos homens o mais notável; derramou-se graça em teus lábios, visto que Deus te abençoou para sempre.” (Salmos 45.2 NVI)


Confesso que alguns salmos me deixam confuso. Esse é um deles. Por que Deus permitiu na Bíblia textos de exaltação ao homem?

A primeira impressão que esse salmo me causa é de um texto humano feito para humanos, onde um humano é aclamado.

Mas, vamos ler novamente. Por que esse homem, um rei, mas ainda sim, um homem, recebe este louvor?

Dois versículos parecem dar uma pista do motivo. O primeiro está ali em cima e diz: ”...visto que Deus te abençoou para sempre.”

Parece que uma das razões desse homem ser digno de nota vem da bênção perpétua de Deus.

Se for isso devemos exultar de alegria, pois em Jesus, o homem perfeito, fomos abençoados por Deus e somos seus filhos. Se o rei do salmo foi assim reconhecido, em Cristo, nós também podemos ser!

Mas existe outra pista: “Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria.” (Salmos 7.45)

Esse rei foi escolhido. Ele foi separado dos demais por Deus por amar a justiça e por odiar a iniquidade. Ou seja, ele foi abençoado e foi separado por Deus. É o rei davídico.

Se a bênção independe dele, assim como não dependeu de nós, a separação é fruto das ações dele perante Deus. No texto, ele foi separado por Deus dos demais abençoados por verdadeiramente amar a Deus, que é justiça.

Parece-me que a existência desse texto na Bíblia tem uma razão clara. Ele nos dá pistas sobre como viver no contexto da separação feita por Deus.

O texto mostra ainda que Deus está atento e que, mesmo em meio a toda a confusão e desinformação entre os abençoados ele ainda escolhe e separa aqueles que o amam verdadeiramente!

Que mensagem de esperança! Que bênção!


Oremos

Pai amado, obrigado por nos observar e abençoar. Obrigado por agir por nós e sondar nossos corações.

Eu te louvo e bendigo, pois, és soberano e não nos abandona, nos escolhe e separa para ti, pois és misericordioso.

Temos defeitos e pecamos. Mas, Tu, Pai, nos separa não pelo mal que nossa imperfeição causa, mas pelo amor que temos por ti.

Obrigado, Pai, por estar conosco. Obrigado por nos ajudar a seguir teu caminho.

Em nome de Jesus. Amém.


Autor: Shalon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.