09 O novo hábito


Leitura Bíblica

“Todo o que ama a disciplina ama o conhecimento, mas aquele que odeia a repreensão é tolo.” (Provérbios 12.1 NVI)


 

Deus é bom. Veja como o texto de hoje complementa o de ontem. Note que são de dois livros diferentes!

Ontem passei por uma grande lição. Fui repreendido. Falhei com a disciplina. Veja o que vem hoje: a exortação ao conhecimento, à disciplina, ao aprendizado.

De fato, não há outra forma de se construir um novo hábito ou de se adquirir conhecimento se não pela disciplina férrea e a manutenção de rotinas. No início são desconfortáveis, ocupam um espaço que não eram delas, mas com o tempo se tornam naturais e o desconforto vem de não as praticar.

Certa vez, li um texto onde um escritor explicava como ele fazia para escrever. Ele respondia a um repórter: “eu sento e escrevo todos os dias por pelo menos duas horas. Não deixo de fazer sob nenhuma circunstância”. Que disciplina! Para ele não há inspiração que supere o trabalho continuado. Não existe “hoje não estou com vontade”.

Há pouco tempo a humanidade padecia com sua saúde bucal. Escovar os dentes não era um hábito, embora os benefícios da escovação diária já fossem conhecidos – evita a cárie, a formação da placa bacteriana e previne a queda. Somente depois de uma campanha de marketing bem-sucedida, e a adição da menta no creme dental, é que o hábito foi criado. Ao final de alguns anos, todos querem sentir o gosto de dentes limpos na boca.

Nós nos consideramos homens de Deus, escolhidos por Ele e salvos. O caminho até Ele é seu Filho, Jesus. A oração continuada é o mecanismo que possuímos para nos manter firmes, fortalecidos na fé, longe da corrupção e do pecado. Todos sabemos dos benefícios da oração diária. Infelizmente não há “menta” na Bíblia, ela não deixa o gosto de “dentes limpos”, ao contrário, muitas vezes deixa o gosto amargo do reconhecimento do nosso erro e da repreensão.

Mesmo sem a menta, mesmo com a repreensão, devemos perseverar. Devemos enxergar a leitura diária e a oração como a escovação de nossa alma, a limpeza e preparação que nos fortalece e nos une a Deus. Devemos ter a disciplina para manter o hábito.

Devemos reservar ao menos 30 minutos com Deus todos os dias. Isso vai mudar a nossa vida.

 

Oremos

Pai amado, obrigado pela continuação da lição. Obrigado por me oferecer mais uma oportunidade de crescimento e aprendizado.

Obrigado pela noite passada e pelo sono repousante. Obrigado por esse início de dia produtivo e por essa oportunidade de me achegar a ti.

Hoje quero te louvar, agradecer e glorificar. Que meu dia seja repleto de oportunidades de dizer quão grande és tu. Acordei com uma música na cabeça hoje Pai, ela diz:

“...o mundo pode até fazer você chorar

Mas Deus te quer sorrindo...”

Então, Pai, que meu sorriso seja o teu sorriso. Que minhas palavras sejam as tuas palavras. Que meu caminhar seja o teu caminhar.

Isso eu te peço em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.