07 Minha insensatez e Tua sabedoria

Leitura Bíblica

 “É a insensatez do homem que arruína a sua vida, mas o seu coração se ira contra o SENHOR.” (Provérbios 19.3 NVI)




Nossa! Antes de iniciar a leitura orei e pedi que Deus me desse sabedoria para o ensinamento de hoje. Veio uma lição!

Quantas vezes fui insensato? Tolo, cedi às emoções, à ira ou à angústia, ou ainda agi por impulso num momento de alegria. Quantas vezes abandonei os ensinamentos de Deus e a razão para seguir ideias e ideais insensatos?

Inúmeras. Muito mais do que minha idade revela. Muito mais do que gostaria.

Quantas vezes me afastei de Deus, jogando nele a culpa pelos meus atos? Quantas vezes pensei estar sozinho, fechado no meu mundo em dor e angústia e ansiedade simplesmente por recusar a ação e a presença de Deus em minha vida?

Quantas vezes eu, falível, humano e pecador me achei perfeito e me revoltei contra Deus, todo Amor, todo Bondade e todo Perfeição? Por anos caminhei me sentindo só. Por anos sofri por minha insensatez. Por anos tive vergonha de Deus.

Não foi fácil. Nunca é. Hoje tenho a certeza de que nunca estive só. E mesmo quando me revoltei e me fechei para Deus, ele estava comigo. Mesmo nessas horas tristes de minha vida, ele estava lá guiando e protegendo, organizando e agindo para que eu hoje pudesse ler esse versículo e sentir tudo o que estou sentindo agora.

Somos livres. Deus nos criou assim. Nosso livre arbítrio é uma dádiva e uma perdição. Andamos fora do caminho todo o tempo, cometemos abominações perante Deus a cada minuto, mas, ele é fiel, cumpre suas promessas e não se afasta de nós. Seu plano segue agindo em nossas vidas com sua graça e misericórdia.

Hoje estou salvo. Que minha insensatez não me leve novamente a me fechar para Deus. Que eu compreenda que ações tolas terão consequências em minha vida, mas que eu nunca mais deixe meu coração se irar contra Deus.

Oremos

Pai querido, que lição maravilhosa me ofereceste hoje. Eu te louvo e te dou graças por me oferecer tanta sabedoria sem que eu seja digno, Pai.

Hoje eu quero te pedir perdão. Perdão por todas as vezes que me desviei do teu caminho. Por todas as vezes que me fechei aos teus conselhos. Por todo o tempo perdido em minha vida, Pai, onde busquei as minhas coisas e não as tuas.

Perdoa-me por ter ignorado a ti por tanto tempo. Por ter voltado minhas costas para ti. Era vergonha, Pai. Vergonha por ter ofendido a ti. Vergonha de me admitir humano, vergonha de dizer a ti que eu havia errado.

Obrigado, mesmo por esses momentos - e foram anos! – por teres ficado ao meu lado, não deixando que eu me perdesse totalmente. Obrigado por teres me mostrado o caminho. Obrigado por teres tido paciência e esperado por mim.

Pai sem ti não sou nada. Sem ti sou o galho quebrado e podre jogado no canto da estrada. Sou terra seca, queimada pelo sol. Pai, perdoa-me.

Dá-me forças para seguir teus planos. Para lutar tua luta. Para entender que para ti menos é mais. Pai, olha por mim e por minha família. Proteja nossa casa. Proteja nossa mudança. Orienta-nos e cura nossas feridas, nosso corpo e nossa alma.

Pai, nessa semana passei por muito constrangimento em meu trabalho. Pai, proteja-me. Não me permitas sofrer a vingança de gente mal-intencionada. Que nenhum mal atinja minha família em função dessa situação. Que sua proteção esteja conosco.

Agora mesmo a minha esposa não está se sentindo bem. Cuida dela, Pai. Volta tua face para ela para livrá-la do mal. Derrama tua graça sobre ela, compadeça-te dela Pai.

Tenha misericórdia e olha por nós Pai. Isso eu te peço, em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.