218 Consequências do pecado

 


Leitura Bíblica

“Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para você uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela não pertencia a você? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus”.” (Atos‬ 5.3-4‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Pedro lhe disse: “Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Estão à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e eles a levarão também”.” (Atos‬ 5.9‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Não tem como ler esse trecho e não sentir um frio na espinha. Um casal cai fulminado com algumas poucas horas de intervalo.

Eu me recordo que por vários anos esse pedaço da Bíblia me revoltava e eu usava em minhas argumentações antibíblica, antirreligiosas e antideus.

Eu me lembro de falar: “Viu como esse negócio é estranho? Não deu o dinheiro para Deus, puff, morreu. Que Deus maluco é esse? Que doideira? Isso tudo para fazer o povo de bobo e obrigar a dar dinheiro na igreja!”

Foram vários, vários e vários anos pensando assim. Mesmo depois que me reaproximei de Deus, minha visão sobre esse trecho não mudava.

Então, um dia, agora há pouco tempo, eu estava lendo novamente esse capítulo.

“Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um. José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa “encorajador”, vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos.” (Atos‬ 4.34-37‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Um homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade. Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos.” (Atos‬ 5.1-2‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Então meu entendimento mudou. NINGUÉM ERA OBRIGADO A VENDER NADA NEM A DOAR NADA, não existia essa obrigação. As pessoas faziam porque havia uma PURA VONTADE NO CORAÇÃO, um DESEJO SINCERO de compartilhar.

Então esse casal fez o que fez. Nós entendemos que a morte é como uma coisa ruim, mas não precisa ser. Deus mostrou o que Paulo escreveria depois: o salário do pecado é a morte. Que ao aceitar Cristo eles renasciam e se tornavam vivos novamente, mas que o salário do pecado é a morte. Esse casal foi o exemplo prático de qual é o resultado do pecado.

Então, não era uma questão de dinheiro? Não! Ao ver todos depositarem ofertas, o casal não quis “ficar para trás” e, mesmo sem vontade fez o que fez para não “ficarem mal” diante da comunidade. Eles eram gananciosos, e o foco do coração estava no dinheiro, e não em Deus nem no próximo.

E isso Deus não podia permitir, ou sua comunidade recém renascida cairia nos mesmos erros que os frequentadores do templo cometiam. Se ele não agisse ali, na hora, dando um exemplo claro do que era ser renascido em Cristo, o que aconteceria (como aconteceu séculos depois) era a comunidade se transformar numa comunidade de aparências e mentiras.

Então eu olho para mim. E vejo quantas vezes eu tentei “manter as aparências” diante dos meus amigos e grupos, e agradeço a Deus por ele ter desistido de fulminar todos que assim se comportam.

Quantas vezes eu combinei com ele determinado comportamento e fiz o contrário? Quantas vezes não confiei em sua providência e justiça?

Mesmo com um exemplo tão claro, quantas vezes ainda me comporto da mesma forma.


Oremos

Pai, perdão por todas as vezes que tento o teu Espírito.

Por todas as vezes que sou fraco e não resisto às ofertas malignas.

Perdão por cada uma das vezes que falhei contigo.

Pai, dá-me uma alma nova, um coração piedoso, temente a Deus e que viva na sinceridade e correção dos caminhos escolhidos por ti.

Isso é o que te peço em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.